A movimentação no Centro, na tarde desta quinta-feira, dia 18, faz parte da série de eventos organizados pela Liga de Combate ao Câncer de Tupanciretã (LCCT), durante a campanha Outubro Rosa. Ação busca orientar mulheres e principalmente criar o hábito do autoexame de mama, muito importante na prevenção da doença,
A LCCT, acolhe pacientes que enfrentam a temida doença e com apoio da comunidade, realizam um trabalho eficiente e providencial para as famílias com pessoas em tratamento.
A banda da Escola Divino Mestre foi abrindo caminho para as integrantes da Liga, que desfilaram com muita alegria, repassando mensagens ligadas ao autoexame e muita energia positiva.
Alunos das escolas, Divino Mestre, Joaquim Nabuco e Mãe de Deus, além dos pacientes e integrantes da APAE, fortaleceram o grupo durante o percurso, que teve apoio da Brigada Militar em todo seu trajeto, até a Praça Cel Lima.
SINAIS E SINTOMAS: INCA
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se
sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou
em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a
descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo);
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
Saída espontânea de líquido dos mamilos
As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.