Entre as atrações da 14 ° Feira do Livro, que aconteceu entre os dias 18 e 19 de outubro em Tupanciretã, o Centro Lítero José do Patrocínio prestou o reconhecimento à obra da professora, jornalista, escritora, fotógrafa, tradicionalista e poetisa, Eloá Silveira de Souza, que faleceu em 07 de dezembro de 2017.
Por último, Eloá era redatora e proprietária do jornal e portal de notícias, A Voz do Jari e sua obra não ficou restrita a Tupã mas também em Jari, sua terra natal, onde deixou seu nome propagado pelo tempo quando escreveu o hino do município vizinho.
No tradicionalismo, contribui em diversas atividades e atuou no CTG Tapera Velha e na Entidade Nativista Taquarembó. Poucos meses antes de seu passamento, esteve envolvida na realização de uma campanha beneficente em prol dos moradores jarienses atingidos por um forte temporal. O feito humanitário foi providencial para centenas de pessoas.
A família da professora acompanhou emocionada o reconhecimento pelo legado e contribuição cultural deixado de herança para construção da sociedade. O tributo à Eloá, foi conduzido por Maria Cristina Brum e Giovani Patias, contou ainda com a participação da peça Gotas de Lembranças, dirigida pela professora Gladis Dobler, interpretada por alunos do Instituto de Educação Mãe de Deus que também levou seu coral, a dança tradicionalista com o Grupo de Danças Xirú, a força das palavras na poesia de Eloá narrada por Alia Sayed, além da apresentação musical na voz de Margot Virginia de Souza e no teclado a professora, Syomara Herter Terra.
Foto: Luis Afonso Costa