O presidente do COMRURAL, Fernando Cunha, conversou por telefone com à reportagem do site na tarde desta terça-feira,13, e, apesar de não divulgar nada oficialmente, antes de uma entrevista que será concedida ao Manchete Digital, nesta quarta-feira,14, transpareceu otimismo, ao ser questionado sobre a avaliação da visita.
A área pertence ao estado, mas a Administração Municipal sempre pleiteou a transferência do local para o município, assim como fez com o Complexo Tupanciretã, porém, a pauta não progrediu.
O local ainda possui outros problemas, as invasões que já estão muito próximas da parte operacional, fato que poderia comprometer a planta frigorífica, além da estrada Tupã/Santa Tecla, que é uma reivindicação antiga de criadores e empresários que estariam dispostos a empreender no local.
Quanto ao descredenciamento do Serviço de Inspeção Federal (SIF), não prejudicaria uma possível retomada, pois atuaria utilizando o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).
Estes desafios podem dificultar uma retomada imediata, porém a iniciativa do COMRURAL, abre uma esperança para os trabalhadores, que em muitos casos tiveram que abandonar sua cidade por falta de oportunidade e estão trabalhando em diferentes cidades do país, inclusive na vizinha Júlio de Castilhos, que segue com sua especificação do SIF em dia, conforme dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO).