Apesar do susto, pela quantidade de raios e trovoadas e volumes de chuva que chegaram a 42 mm, o temporal que atingiu a região neste domingo (18), não causou grandes problemas, já que as rajadas de vento ficaram em torno de 33 km/h, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com base de dados automáticas, localizado na sede da Agropan.
Este mesmo instituto, também apresenta o acumulado desde o início de novembro, conforme os dados divulgados no site do Inmet choveu cerca de 146 mm, a média para o mês é de 178 mm, condição que deve ser superada, pois há expectativa que estes índices fiquem acima dos 200 mm, contando com as chuvas que estão previstas para o fim do mês.
Ainda, neste período, o dia mais chuvoso, atingiu 64 mm, foi no último dia 3, quando choveu 45 mm em uma hora, recorde no ano de 2018. Estas informações são coletadas na cidade.
No interior, o distrito de Lajeado do Celso, somente na primeira quinzena do mês, os índices pluviométricos já superavam a marca de 152 mm, expectativa é que nesta região a marca ultrapasse os 230 mm. Estes índices são fornecidos pela Cooperativa Agrícola LTDA (Agropan), que deve divulgar nesta segunda (19) o balanço da última instabilidade.