O governo Federal garantiu que supriria as vagas deixadas pelo encerramento do modelo, até então adotado pelo programa, onde boa parte dos salários dos médicos eram destinados ao governo cubano, com o anúncio do fim deste repasse, houve o encerramento das atividades e o retorno dos profissionais para o seu país.
Ainda, no dia 20 deste mês, o governo já publicava o novo edital do Mais Médicos, onde 630 vagas estão destinadas ao Rio Grande do Sul, sendo que cinco delas são para região, Júlio de Castilhos, Quevedos e Joia, recebem uma vaga cada, já Tupanciretã, ficou com dois postos.
Secretaria Municipal de Saúde
Até à tarde de ontem (26), a SMS, não havia recebido nenhum comunicado por parte do Estado, em relação a chegada dos médicos brasileiros, ou recebeu alguma documentação para avaliação do secretário, Ezequiel Cella.
Secretaria Estadual de Saúde
Conforme o órgão, que acompanha o processo, na Secretaria de Saúde do Estado, alguns profissionais já estão se apresentando nas prefeituras. Edison Farias, diretor do Departamento de Ações em Saúde, não revelou quais municípios. Expectativa é que ainda nesta semana, as reposições aconteçam com mais efetividade.
Remuneração
Os médicos receberão R$ 11.865,60 com contrato válido por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde.