Durante o dia 10 de abril, na Câmara de Vereadores de Tupanciretã, foi realizado o I Fórum de Saúde Mental de Tupanciretã coordenado pelo Centro de Atendimento Psicossocial de Tupanciretã – CAPS Júlio Casarin e Hospital de Caridade Brazilina Terra. Aberto a toda comunidade, e com a participação de autoridades locais, o Fórum trouxe diferentes abordagens sobre o assunto, como a música, através do canto, em que os usuários intensivos do CAPS se apresentaram e encantaram os presentes.
Foram feitos relatos e situações que envolvem o CAPS e seus usuários, assim como também as experiências com a Unidade de Saúde Mental do HCBT. Partindo disso houve uma “mesa redonda” para proporcionar um espaço de perguntas e respostas.
A tarde, a Assistente Social e Coordenadora do CAPS II Colmeia, e Coordenadora Municipal de Saúde Mental de Ijuí, Daiana Quadros ministrou uma palestra retratando experiências com a Saúde Mental Italiana e logo após uma palestra sobre a vivência de pacientes na Saúde Mental na Itália, ou seja, pacientes que tiveram a oportunidade ir a Itália conhecer outra forma de tratamento.
Pensando em proporcionar um espaço que oportunize e permita que pessoas com saúde mental e seus familiares tenham acessos a informações e experiências, que surgiu o I Fórum de Saúde Mental em Tupanciretã, o qual foi concluído com grande êxito em seu objetivo. Aproximando pessoas e trabalhando a inclusão.