Nestas datas os partidos políticos por determinação de seus Diretórios Centrais formalizam as suas Convenções Municipais.
Muitas pessoas não fazem a mínima ideia do que possa ser isso e qual a sua função e objetivo, assim, podemos tentar informá-los a respeito.
Começamos por afirmar que convenção é o acordo sobre determinadas atividades ou assuntos, que obedecem entendimentos prévios e normas baseadas na experiência recíproca.
Nada mais que um conjunto de acordos e padrões estipulados, geralmente aceitos, conforme nossa pesquisa, CONVENÇÕES são semelhante a um pacto, acordo, ajuste, aliança, arranjo e coalizão.
Ou seja, na política coalizão é o mesmo que coligação, isto é uma gestão sustentada na sua base por vários partidos políticos.
Porém, estas convenções ha pouco realizadas, não são as definitivas para as escolhas dos futuros candidatos a vereadores, vices e prefeitos do próximo pleito eleitoral.
Elas elegem neste momento o diretório e executiva do partido, grupo de pessoas que irão comandar a sigla para o biênio 2019/2021, os eleitos nesta ocasião, terão a missão de prepararem suas agremiações para a próxima eleição, com poderes de total decisão perante aos demais filiados.
É sem sombra de duvidas o primeiro passo para as próximas eleições, bem por isso, a mobilização aos filiados (Pessoas votantes registradas perante o Cartório Eleitoral no quadro do Partido de sua simpatia e espontânea vontade). A presença das pessoas mais afinadas e identificadas com a sigla é muito relevante, além dos convidados e simpatizantes.
Pois neste encontro ascende a luz amarela de atenção máxima, aviso de que começou a corrida, as conversas, as especulações, as possibilidades, dos nomes internos, das possíveis coligações ou não.
Os líderes de modo geral, buscam aglutinar, trazer mais gente, as falas são de positivismo, colocar todos na mesma sintonia e vibração, solidificação de ações e planos.
Uma eleição tem muitas faces e nuanças, hoje o descrédito político ainda é grande, isso exige mais trabalho, planejamento e poder de convencimento a comunidade votante.
A política tem o potencial transformador, ainda é por meio dela que se poderá se chegar à justiça social. É fundamental que o partido passe legitimidade, honestidade e credibilidade a sociedade.
Só assim terá na sua plenitude a Moral reconhecida, e a maior arma contra o medo, desunião e desconfiança, é a informação. Participar das reuniões partidárias é o modo mais legitimo e rápido de se saber da política local.
Você deve estar se perguntando sobre aqueles que não são filiados, nem simpatizantes e afirmam não gostarem e não se envolverem
Como sempre, ficaram submissos, na contramão da história, a mercê das diretrizes e resoluções que tomarem para a vida de modo geral, os que gostam participam, discutem, observam, questionam. Mais do que isso, conhecem os partidos, os políticos postulantes de suas siglas, enfim, terão mais condições de elegerem os melhores mandatários.
Espero ter sido claro e conseguido mostrar-lhes a importância das CONVENÇÕES, um encontro que deve ser registrado nos livros das siglas, com atas registrada em cartório e enviada com todos os nomes e cargos eleitos ou aclamados ao diretório central para que possa todos ser inscritos e inseridos no rol da Justiça Eleitoral Estadual e local.
Partido que já fez convenção já tem presidente, vices, tesoureiros, secretários, delegados e vogais ( Que junto com o presidente tem direito a voto nas Convenções Estaduais) ainda são empossado o Conselho de Ética Partidária, os Conselhos Fiscais e Deliberativos tantos os titulares e suplentes, também contabilista, corpo jurídico, imprensa e mídias.
Parece que é tudo solto na política, não há toda estas formalidades e formações, e funciona nos mesmo moldes a todos os partidos políticos regulamentados e em dia com o eleitoral.
Talvez falte a tudo o que acima comentamos e ilustramos, mais seletividade, voto consciente, seriedade política e olhar no futuro. Mas isto depende da CONVENÇÃO do seu conhecimento e vontade, e sobre ela só você controla, delibera e determina. Então não perca o passo, o tempo, e os nomes a eleição esta logo ali.
Abraço