Nas últimas semanas houve um aumento significativo no número de reclamações de consumidores relacionados a serviços de telefonia móvel em Tupanciretã, acontece que muitos consumidores estão procurando a agência do Procon Municipal informados que é necessário alterar o número do telefone para mudar o plano contratado junto a operadora de telefonia.
Conforme o coordenador do Procon Municipal, Lucas Gastaldo, a prática é irregular e o consumidor não precisa trocar de número fixo ou móvel para alterar o plano contratado.
"O Procon Municipal vem recebendo várias reclamações em relação a este assunto em particular, e tendo em vista o dever de sempre defender os direitos e interesses do consumidor tupanciretanense, esclarece que é ilegal a prática de informar ao cliente que só é possível obter mudança de valor ou qualquer outro benefício mudando o número de linha móvel. A mudança de número somente por esse motivo gera um desconforto para o consumidor, principalmente aos que já possuem o mesmo número há muito tempo. O consumidor tem o direito de realizar qualquer mudança, seja ela de valor para mais ou para menos, ou de quantidade de internet oferecida, para mais ou para menos, ficando com o mesmo número que já possui, disse Lucas"
Além de irregular, a estratégia de venda pode ser passível de ação judicial por parte do consumidor lesado com esse tipo de procedimento.
"A fornecedora pode oferecer qualquer serviço que disponha ao seu cliente, mas nunca condicioná-lo a mudar de número para que isso aconteça. Essa prática pode ser passível de denúncia ao Procon por parte do consumidor, e se desejar, de posterior ação judicial contra a empresa," finaliza.
O atendimento do Procon é de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 13:00, na rua Capitão Amorim, 17, em frente ao módulo da Brigada Militar.