A Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã realizou palestra alusiva ao Novembro Azul, na noite desta sexta-feira (22), com a presença do médico urologista Rodrigo Cattelan Donaduzzi, natural de Tupanciretã.
O médico pontuou sintomas e possíveis causas de doenças relacionadas a próstata e mitos sobre o exame, que deve ser iniciado em homens a partir dos 45 anos, quando tiver algum caso hereditário e, acima dos 50 anos, aos homens de maneira geral.
Donaduzzi é pioneiro no interior do Rio Grande do Sul em cirurgia robótica, atualmente, trabalha na cidade gaúcha de Santa Cruz. Segundo o médico, "o robô possui quatro braços, o que amplia sua capacidade durante o procedimento cirúrgico, além de possibilitar uma visão exata e segura através de um monitor".
Ao final da palestra abriu espaço para questionamentos da platéia, reforçando a necessidade do exame preventivo para identificação precoce da doença, o procedimento tão temido pelos homens "tem duração média de 4 a 5 segundos", confirmou Dr. Rodrigo.
O Jornal Manchete Digital mostrou a palestra com exclusividade, através de sua página no Facebook. Acompanhe!