O acúmulo de lixo pela cidade é um problema recorrente e dos mais difíceis de administrar. Com alto custo, manter a cidade limpa onera e tira dinheiro de outras áreas importantes.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tupanciretã emitiu duas notas neste domingo, dia 09, através das redes sociais. Em novembro de 2019 a secretaria assumiu a gerência e o planejamento do serviço de recolhimento de lixo em pontos de descartes irregulares.
Neste período, a SMMA realizou a limpeza em onze bairros e recolheu 25 toneladas de lixo, a maioria orgânica. Todos os bairros serão contemplados. O alerta é para que os moradores não façam descartes, pois serão notificados conforme Lei 3548.
Lixo eletrônico
Foto: SMMA - 6° Coletaço.
Outra nota, também divulgada nas redes sociais, traz dados sobre o recolhimento de eletrônicos. A 6° edição do ‘Coletaço’ recolheu mais de 700 itens de eletrônicos e eletrodomésticos. O projeto conta a parceria da empresa Natusomos da cidade de Horizontina, que realiza a coleta de forma gratuita.
Desde 2014 já foram recolhidos 6.300 itens. Na edição seis, os televisores foram à maioria dos itens recebidos 38% da carga.
* Quando o munícipe desejar descartar o mesmo poderá levar todos os dias (horário Prefeitura) na unidade coletora no CT - Complexo Tupanciretã que recebe e armazena e trimestralmente encaminha para unidade coletora.