Tupanciretã se prepara para uma das ações mais arrojadas de sua história na área de prevenção epidemiologia em decorrência do coronavírus no Estado, embora, nenhum caso tenha sido confirmado até o momento em Tupanciretã, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai adotar medidas preventivas nos principais pontos de acesso ao município.
Com o início da vacinação da gripe, que começa nesta segunda-feira, dia 23, a SMS precisou convocar voluntários, conforme vídeo, do próprio secretário de Saúde, Ezequiel Cella, que foi divulgado na imprensa na noite de ontem.
Os pontos foram escolhidos de acordo com maior número de trafegabilidade na cidade: Avenida Serafim Bravo, próximo ao Complexo Tupanciretã, na Avenida Padre Roque Gonzáles, próximo ao pórtico do Frigorífico e na ERS 392, saída para Jari e Quevedos.
Além do isolamento social, que segue sendo o principal meio para evitar a propagação e contágio do coronavírus, os voluntários farão testes através de questionários e aferição de temperatura para excluir qualquer possibilidade de febre e ou sintomas. Em caso de suspeita essas pessoas serão direcionadas para atendimento imediato, além de receberem máscaras e álcool gel.
Ninguém será impedido de ir e vir, porém serão obrigados a passar por esta avaliação.
Aos voluntários, que trabalharão em turnos de 6 horas diariamente serão disponibilizados equipamentos adequados e o termômetro para aferição de temperatura, que possui tecnologia por infravermelho, assim, não haverá contato direto com as pessoas abordadas. O treinamento está sendo realizado por vídeo.
Na tarde deste domingo 22, dois pontos já foram instalados, com o apoio de empresas locais foi possível montar às estruturas de gazebos.
Na ERS 392, devido à necessidade de outras demandas será finalizada a montagem nesta segunda, mas vamos atualizando as informações para você que está em quarentena.
As barreiras serão iniciadas às 7h, desta segunda-feira, 23, nos pontos já instalados apenas para quem entrar na cidade.