Após a flexibilização do comércio com a divulgação do Decreto Municipal 5815, a maioria das lojas voltaram a funcionar parcialmente nesta terça-feira, dia 07 na área central de Tupanciretã.
Apesar do apelo das autoridades e conscientização de algumas pessoas, a maioria parecia desconsiderar o momento de pandemia e não respeitava o distanciamento mínimo de 2 metros nas inúmeras e extensas filas em diferentes pontos e segmentos da cidade. A movimentação nas ruas também voltou ao normal, pois os carros voltaram a circular com maior frequência.
Dentro das lojas, muitas sem funcionário para orientar na entrada dos estabelecimentos, respeitaram ao menos o número de pessoas dentro dos locais, mas ainda falta muito para uma conscientização mais abrangente.
Mesmo com a liberação parcial, é necessário redobrar os cuidados, e principalmente, colocar máscaras, até as de pano estão sendo incentivadas pelo Ministério da Saúde.
Além disso, os estabelecimentos precisam seguir uma série de obrigação para evitar multa e até responsabilização penal, conforme indica o Decreto, como por exemplo, oferecer álcool em gel 70% e higienização permanente nos locais.