A Adat ( Associação Defensora dos Animais de Tupanciretã) foi fundada em 14.05.2014, começou com trinta pessoas, tendo como finalidade a criação de uma entidade voltada para o bem-estar dos animais que sofrem por abandono, maus tratos, sendo a primeira em Tupanciretã com esta finalidade.
Inicialmente, com três cães recolhidos, com o passar do tempo foram aparecendo novos casos e neste local chegamos a ter cinquenta cães, depois de um tempo, a sede transferiu-se para um terreno nos fundos do Centro Social, foram quatro anos neste local atendendo cem cães.
Em 2018, a ADAT mudou-se novamente, desta vez um local na antiga Fepagro, atual Complexo Tupanciretã, este foi cedido à Adat por comodato pela Prefeitura Municipal de Tupanciretã por força de Lei Municipal aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores.
Com a ajuda da comunidade foi possível cercar o local, construir algumas baias. A Associação também participa de projetos junto a Oi Mistério Publico, onde recebe valores das penas alternativas, e também tem apoio do Rotary através de projetos.
A Adat se mantém com a ajuda da comunidade que doa rações, medicamentos e dinheiro, também são promovidos brechós, galeto, venda de camisetas, chaveiros e doces.
Atualmente o abrigo conta com setenta cães. Dois funcionários que trabalham de segunda a sábado e outro para domingos e feriados além do trabalho de voluntários.
Para ajudar entre em contato pelo fone/whats: (55) 9 9614 4828, ou, deposite direto na conta corrente da ADAT, qualquer valor em dinheiro - Agência Caixa Econômica Federal: 0525 / Operação: 003 /Conta Corrente: 00001189-3.
Acompanhe a entrevista com a presidente Marina Paiva.