Atualmente, Tupanciretã apresenta cinco suspeitos para Sars-CoV-2, os números são mínimos diante dos descartados, que superam 90, sendo 73, por rede municipal e 17 através de laboratório privado. Outros 32 são pacientes monitorados sintomáticos, esses com síndrome gripal que apresentam três ou mais sintomas, mas não se enquadram nos protocolos para Covid-19.
Embora, os suspeitos que aguardam resultado possam não ter seus testes positivados, e três desses estejam em situação estável, em 24 horas, dois pacientes tiveram situação agravada, sendo que um veio a óbito e outro está internado no Hospital São Vicente de Paulo em Cruz Alta (HSVPCA), confirma a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Sobre paciente que faleceu na noite de terça (09), no Hospital de Caridade Brasilna Terra (HCBT), mesmo que estivesse enquadrado nos protocolos para o novo coronavírus, há possibilidade de ter resultado negativo, embora tenha apresentado sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave. A constatação depende de resultado de exame encaminhado ao Laboratório Central do Estado (LACEN). O mesmo apresentava alguma comorbidade.
Paciente internado em Cruz Alta é pessoa idosa, ou seja, faz
parte do grupo de risco. Ele estava internado no HCBT, mas com a piora no
quadro precisou ser transferido. Neste caso, como veio de outro município, mas
possui residência em Tupanciretã, a possibilidade de estar com o Covid-19 pode
ser maior. Fato só será confirmado com chegada de teste oficial.