Esfrio! A temperatura nos termômetros nem sempre representa o frio ou calor que estamos sentindo, por isso, a sensação térmica é utilizada para definir como é nossa percepção pela pele exposta em razão de uma junção entre temperatura do ar e velocidade do vento.
Mais cedo, próximo ao meio-dia, a cidade foi destaque no Jornal do Almoço, na programação jornalística da RBS TV Porto Alegre, pois neste sábado (27), quando os termômetros marcavam 2,7º C e as rajadas de vento superavam pouco mais de 15 km/h, a sensação térmica era de - 4,7º C, mas não foi só isso, acreditem, a sensação foi ainda menor.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), às 8h, uma hora após a medição utilizada pelo canal de televisão, a base de dados automáticos instalada na sede da Cooperativa Agropan registrava mínima de 4º C e vento de 29,16 km/h, condição de sensação térmica de - 8º C, conforme o site Só Física/ INMET. E foi assim o dia todo, às 14 h, por exemplo, a sensação térmica era de - 5º C.
Comprovação de cálculo da sensação
mínima recorde no Estado.
Nos termômetros do INMET, a máxima não superou 13º C com sensação de 3º C, essa foi a temperatura máxima de uma das cidades mais frias do Estado, neste sábado.
PUBLICIDADE