Motoristas precisaram aguardar a retirada de parte do pórtico na entrada da cidade, via Estrada Deputado Hugo Mardini (ERS - 392), em homenagem a lenda que deu origem ao nome da cidade, que em charrua, significa, Terra da Mãe de Deus.
Os condutores de ambos os sentidos chegaram a formar uma fila às margens da rodovia estadual e também na BR- 158. Quem vinha de Santa Maria ou Cruz Alta a Tupã e quem saia da cidade ficou preso no congestionamento.
O arquiteto Jean Tomazelli revelou a reportagem que foi um dos primeiros a chegar ao local, sua preocupação era com a fiação elétrica, mas segundo ele, os fios, aparentemente, não ofereciam risco.
Um morador próximo informou um desvio e alguns condutores o fizerem, o trajeto próximo à empresa Agrofel dá acesso à BR-158, revelou Tomazelli.
O dia de vento forte em Tupanciretã pode ter sido a causa para a queda da estrutura instalada na parte superior do monumento. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado dia 03, já foi registrado rajadas de vento de 60km/h. Lembrando que a Base de Dados Automáticas está instalado na Sede da Agropan, distante do local, mas serve como referência. Estima-se que o fato tenha ocorrido entre 14h e 14h15 de hoje. Apesar da situação inusitada, ninguém se feriu e o trânsito já foi liberado.