Na manhã desta quarta-feira, 24/02, chegaram ao Rio Grande do Sul 135 mil doses da vacina da Oxford, destinada ao combate do coronavírus. As doses serão distribuídas aos municípios gaúchos entre quinta e sexta-feira.
Dessa vez, a prioridade será ampliar a vacinação dos idosos, com foco naqueles que estão entre os 80 e 84 anos, visto que entre os gaúchos mais velhos já há uma boa parcela de vacinados. Apesar disso, a definição final das faixas etárias a serem imunizadas será realizada em conjunto com as secretarias de saúde dos municípios.
Até o momento, mais de 490 mil gaúchos já foram vacinados. Desses, 435.909 tomaram a primeira dose, e 55.913 já receberam também a segunda aplicação. Apesar do número crescente de imunizados, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, alerta que a proteção contra o coronavírus não é feita apenas com o imunizante, mas também através da obediência às medidas e decretos que buscam evitar a propagação do coronavírus. "Vacinas são sempre bem-vindas, mas a proteção das pessoas não se dá apenas com elas. É preciso que a população se cuide e, principalmente, só circule se for absolutamente necessário", alertou a secretária.