Em entrevista ao JM Digital, a coordenadora da vacinação municipal, Andrea Appel, prestou esclarecimentos à comunidade sobre os imunizantes que estão sendo aplicados em parte da população de Tupanciretã. Falou ainda da aplicação da segunda dose de vacina contra a covid-19 em Tupanciretã, na qual os idosos que foram vacinados em 10/02 e alguns profissionais da saúde completarão sua imunização.
Como age a vacina contra o coronavírus?
A profissional salientou que, por ser a covid-19 uma doença recente, tanto o conhecimento científico sobre o vírus, como também sobre as vacinas, ainda estão em fases de análise e estudo. Situação que causa dúvidas na população a respeito de como a vacina age para proteger contra o vírus: “É uma vacina que ainda está em estudo. A própria covid-19 também é uma doença nova, que ainda está sendo estudada”, disse Andrea.
Andrea afirmou que pessoas vacinadas ainda podem ser infectadas e transmitir o vírus, explicando que a eficácia da vacina está em como ela previne sintomas graves: “É possível ser infectado mesmo após receber o imunizante, pois as vacinas não conferem imunidade de 100%. O diferencial é que as vacinas vão dificultar que o vacinado adquira a forma mais grave da doença, aquela que necessita de hospitalização”. Prevenir as formas mais graves da covid-19 é uma condição bastante importante, pois o coronavírus possui alta taxa de transmissão, o que tem como consequência a superlotação dos hospitais e UTIs.
Por que a vacina é feita em duas doses?
A Coordenadora explicou como funciona o sistema de aplicação de vacina em duas etapas: “A pessoa recebe a primeira dose e precisa entender que ainda não está imunizada. É necessário continuar com os cuidados, como uso de máscara, álcool gel, e evitar aglomeração. Após a segunda dose, é necessário aguardar ainda entre 20 e 30 dias para estar imunizado. Ou seja, os cuidados de prevenção devem continuar sendo respeitados mesmo após a vacinação. Trata-se de uma orientação da Organização Mundial da Saúde, pois a epidemia ainda vai durar muito tempo”, informou Andrea.
Mais detalhes sobre a eficácia das vacinas podem ser conferidos na última seção da retrospectiva sobre as vacinas no RS, realizada pelo JM Digital.
Sobre a campanha de vacinação em Tupanciretã
Quanto à campanha de vacinação que vem sendo organizada pelo município, Andrea comemora os números e o engajamento da comunidade, que entendeu que a vacina é uma forma bastante eficaz para a redução do número de óbitos por coronavírus: “Considero que a campanha foi um sucesso. Não houve nenhuma ocorrência ou tumultos maiores. Vacinamos muito rápido, 200 pessoas em torno de 2h e meia”, relatou.
A próxima etapa da vacinação contra o coronavírus em Tupanciretã acontecerá na próxima quarta-feira, dia 10/3, na Casa de Cultura, no horário das 8h até às 15h. Serão vacinados os idosos que compareceram na primeira fase de vacinação (dia 10/2). É obrigatório portar a carteira de vacinação recebida no dia da primeira imunização, pois as doses só serão aplicadas mediante comprovação de comparecimento na primeira fase.