Entre esta quarta (10) e quinta (11), 206 mil e 500 doses de Coronavac devem ser entregues às Coordenadorias Regionais de Saúde, órgão estadual que distribui as vacinas aos municípios. Essa nova remessa é uma soma dos imunizantes que chegaram ao Rio Grande do Sul na última terça (9), em carga recebida do Ministério da Saúde, e de estoque remanescente, que estava no Centro Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunibiológicos.
A princípio, essas doses serão destinadas para a conclusão da vacinação dos idosos com 80 anos ou mais. No caso de municípios que já tenham concluído a vacinação dessa faixa etária, então a vacina será aplicada nos idosos entre 77 e 79 anos, e em profissionais de saúde ainda não vacinados.
A Secretaria Estadual de Saúde explica que, assim que seja atingido 100% da vacinação dentro de uma faixa etária, pode-se fazer a ampliação da oferta. Por exemplo: quando 100% dos idosos com 77 anos ou mais de um município forem vacinados, deve-se então começar a vacinação daqueles com 76 anos. Depois, daqueles com 75. E assim por diante, conforme o estoque disponível na cidade.
Após a aplicação das vacinas dessa nova leva, o governo estadual prevê que 100% dos idosos com 80 anos ou mais terão completado sua imunização. Além disso, também há a estimativa de que 100% dos idosos com 77 anos ou mais receberão ao menos a primeira dose da imunização contra o coronavírus.