Na manhã desta quarta-feira (17), o Rio Grande do Sul recebeu mais 318 mil e 200 doses de Coronavac. Essa foi a segunda maior remessa de vacinas contra a covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde ao povo gaúcho. Os imunizantes serão enviados para as Coordenadorias Regionais de Saúde a partir desta quinta-feira (18) e serão utilizados para a aplicação da primeira dose.
Em decisão conjunta, a Secretaria Estadual de Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul definiram os grupos de pessoas que receberão as vacinas vindas nessa nova remessa. Serão vacinados os profissionais de saúde ainda não imunizados e os bombeiros militares que estão trabalhando no SAMU, além dos idosos de 73 a 76 anos – lembrando que o município que já tiver vacinado os idosos dessa faixa etária pode começar a vacinar aqueles mais jovens.
Além disso, essa nova remessa também poderá ser usada na seguinte situação: no caso de haver vacina sobrando após a aplicação para os grupos selecionados, poderão ser vacinadas as pessoas com 18 anos ou mais que sejam portadoras de deficiência e que também estejam acamadas, sem autonomia.
Todas as doses desse envio serão utilizadas, com exceção de mil doses que ficarão na Central Estadual, em Porto Alegre, com o objetivo de reposição de doses que, por algum motivo de variação de temperatura (a Coronavac não pode ficar sob temperatura maior que 8°C), tenham ficado impróprias para uso.
VACINAS APLICADAS NO RS
Aplicação das vacinas no RS até às 21h20 do dia 17 de março:
1ª Dose - 664.023 doses aplicadas
2ª Dose – 243.097 doses aplicadas
TOTAL: 907.120 doses aplicadas