Na manhã desta terça-feira (23), a Coordenadora de Setor de Vacinação de Tupanciretã, Andrea Appel, concedeu entrevista exclusiva ao JM Digital apresentando detalhes sobre a etapa de vacinação que se iniciou nesta terça (23). Até o momento da entrevista, em torno de 67 pessoas haviam sido vacinadas na Casa de Cultura, e mais 25 tupanciretanenses imunizados no Sindicato Rural.
Devido ao movimento tranquilo, Andrea informou que os tupanciretanenses de 75 anos ou mais que ainda não tenham recebido nenhuma dose da vacina contra covid-19 podem se dirigir, ainda nesta terça, à Casa de Cultura ou Sindicato Rural (aplicação no modelo de drive-thru) para receber a dose de imunizante. “O fluxo de pessoas está tranquilo, sem aglomerações. Então fazemos esse apelo para que aqueles idosos que ainda não tenham se vacinado compareçam aos locais de vacinação”
Nos últimos dias, vem aumentado a frequência com que as vacinas contra a covid-19 têm chegado ao município. Perguntada se essa situação possibilita uma maior agilidade na vacinação, Andrea ressaltou que também existem outras variáveis influenciando a oferta de imunizantes: “Não podemos esquecer que existem as vacinas de rotina. Não podemos deixar essas aplicações de lado e focarmos apenas na covid.”
Comentando sobre o calendário de vacinação para os próximos meses, a profissional de saúde destacou outros imunizantes que já são normalmente ofertados. Situação que aumenta a complexidade da logística de aplicação das vacinas: “Estamos uma fase nova. Além das duas doses da vacina da covid-19, chegaremos em um momento onde aplicaremos também as vacinas de rotina e mais a vacina contra a gripe”, explicou a enfermeira, ressaltando a complexidade da organização das etapas de vacinação: “Existe toda uma preparação de material e separação de lotes que antecede a aplicação”.
Apesar disso, há o esforço em buscar soluções que possibilitem a aplicação de todas as vacinas sem maiores dificuldades: “Buscamos nos organizar da melhor maneira possível e, com o tempo, vamos nos adaptando às novas demandas. Juntamente com o pessoal da Secretaria da Saúde, estamos buscando soluções. O trabalho não pode parar”, declarou Andrea.
SEGUNDO DIA DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM TUPANCIRETÃ
Na quarta-feira (24), das 8h até às 15h, serão vacinados os idosos entre 73 e 74 que ainda não se vacinaram. Porém, aqueles idosos com 75 anos ou mais que ainda não tenham sido vacinados também poderão receber a dose de imunizantes.
Os locais de vacinação seguem sendo a Casa de Cultura e o Sindicato Rural (modelo de drive-thru).
Andrea Appel ainda revelou que as doses que sobrarem da aplicação desta terça serão disponibilizadas na quarta-feira: “A princípio, seriam 100 doses disponíveis em cada local. Mas esse número pode aumentar. Após o fechamento da vacinação de hoje (terça), teremos o número exato das doses que ofertaremos amanhã (quarta), pois as doses que sobrarem serão novamente oferecidas”, finalizou.