Em entrevista exclusiva ao JM Digital, a coordenadora de vacinação municipal, Andrea Appel, apresentou informações sobre o primeiro dia da presente etapa da vacinação contra a covid-19 no município. Com todas as fichas já distribuídas antes mesmo das 8h30min da manhã, no horário da entrevista (11h) a vacinação já estava praticamente encerrada: “Ainda faltam pessoas que retiraram a ficha mais cedo e ainda não compareceram. O movimento na Casa da Cultura está bem tranquilo”, disse Andrea.
A coordenadora ainda informou que amanhã (quarta-feira, 31) serão disponibilizadas mais 300 fichas (150 na Casa da Cultura, 150 no drive-thru do Sindicato Rural), para a faixa etária dos 70 anos para cima. Apesar disso, Andrea alertou os idosos de mais idade que ainda não foram imunizados: “Existem muitas pessoas de 80 anos ou mais que perderam a primeira dose e também precisam vir se vacinar”, disse.
Andrea ainda explicou o motivo que limita o oferecimento da vacina fora dos horários estipulados: “Depois de aberto o frasco de vacina, ele permanece próprio para uso por apenas 6 horas. Por isso a necessidade de se fazer a vacinação em grupos”
DIFICULDADE DA VACINAÇÃO NAS COMUNIDADES DO INTERIOR
Andrea informou que uma logística diferente está sendo adotada para atender os moradores do interior de Tupanciretã: “Deixaremos doses reservadas para os moradores do interior, que poderão receber o imunizante sem retirar fichas. Pois o pessoal da zona rural não consegue chegar no horário da distribuição das fichas”, disse a coordenadora.
PRÓXIMAS ETAPAS DA VACINAÇÃO
A coordenadora explicou que a definição do calendário de vacinação depende da remessa de vacinas que chegará na semana que vem, e também das doses que sobrarão da aplicação dessa semana: “A princípio, a partir da semana que vem começaremos a diminuir a faixa etária que receberá o imunizante. A expectativa é de iniciar a vacinação dos idosos a partir dos 65 anos. Mas é preciso fazer um planejamento considerando as doses que sobrarão dessa semana mais as que chegarão semana que vem, para só então definir como se dará a próxima etapa.”, disse.
MEDIDAS PREVENTIVAS DEVEM SER MANTIDAS MESMO APÓS A VACINAÇÃO
Revelando que, antes do início da vacinação do dia, os idosos são totalmente informados de como devem se comportar após o recebimento da vacina, Andrea fez um apelo aos tupanciretanenses que já receberam doses de imunizantes: “As pessoas que já estão vacinadas, seja a primeira ou a segunda dose, têm que continuar se cuidando. É necessário seguir usando máscara e álcool gel, observar o distanciamento e ficar em casa, se possível. Pois mesmo com a vacina, ainda existe o risco de contrair a doença. A vacina impede a forma grave da doença, que pode evoluir para internação em UTI ou até mesmo levar a pessoa a óbito”, explicou.
Andrea ainda ressaltou que, mesmo vacinada, ainda há a possibilidade de a pessoa transmitir a doença: “A maioria da nossa população ainda não foi vacinada, por isso é necessário seguir observando as medidas preventivas”, disse Andrea, revelando quando que a rotina poderá retornar ao normal: “Enquanto 70% da população mundial não for vacinada, para adquirirmos imunização de rebanho, teremos de continuar nos cuidando”, finalizou.