Os próximos dias serão de vacinação constante na cidade de Tupanciretã. Junto do Plano de Vacinação contra a covid-19 que já vem ocorrendo no município, a vacina contra a gripe também passará a ser aplicada, a partir desse sábado (10 de abril).
Em vista disso, a coordenadora de vacinação municipal, Andrea Appel, concedeu entrevista ao JM Digital na manhã desta sexta (9) para explicar como funcionará as etapas de vacinação que ocorrerão em Tupanciretã: “Peço que vejam os informativos com calma e atenção. São muitas informações”, salientou a enfermeira.
Uma dica para evitar a confusão é: nos finais de semana, vacina da gripe; nos dias úteis: vacina contra a covid-19.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Sábado, dia 10 de abril, o primeiro dia da vacinação contra a gripe em Tupanciretã no ano de 2021, oferecerá doses para os seguintes grupos:
O atendimento ocorre das 8h até às 17h, nos postos de saúde do Centro, da Pedreira e do bairro Marcial Terra. É obrigatório levar consigo a carteira de vacinação.
A previsão é de que a vacina contra a gripe seja oferecida também nos próximos sábados: “Esperamos atender o maior número de pessoas. Temos a expectativa de que o público seja bom. Provavelmente, ofereceremos a vacina em sábados posteriores”, disse Andrea.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NO INTERIOR
Apesar de ainda não haver nada oficialmente decidido, Andrea Appel revelou que o deslocamento de profissionais de vacinação até as localidades do interior está sendo planejado: “Pretendemos, em um sábado de vacinação que ainda será definido, mobilizar todos os nossos profissionais e atendermos a população do interior”, informou.
"Como a vacina da gripe permanece dentro da validade até 7 dias depois de o frasco ter sido aberto, ela possibilita o transporte das doses até as localidades interioranas. A vacina da covid-19, por sua vez, permanece aplicável somente durante 6 horas depois da abertura do frasco, situação que dificulta sua condução até o interior do município", disse Andrea.
VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Comentando sobre o ritmo de vacinação contra a covid-19, Andrea Appel revelou que os lotes de primeira e segunda dose que chegam ao município devem ser utilizados apenas para esses fins, situação que faz com que a vacinação ocorra respeitando a disponibilidade de cada lote: “Ultimamente, temos recebido vacinas destinadas para a segunda dose. E temos que reservá-las para essa aplicação”, disse Andrea.
Além disso, um problema de quantidade de vacina disponível em cada frasco também acabou por afetar os números de doses disponibilizadas: “Recebemos 300 doses para primeira dose. Porém, está havendo um problema de âmbito estadual no qual alguns frascos de imunizante não estavam com conteúdo suficiente para 10 doses, o que acabou diminuindo o número de doses oferecidas”, informou a enfermeira.
Confira o resumo da vacinação contra a covid-19 que ocorrerá nos próximos dias. Clique aqui para uma versão mais detalhada:
Terça-feira (13 de abril):
Quarta-feira (14 de abril):
Segunda-feira (19 de abril):