A vacinação contra a covid-19 em Tupã, iniciada em 10 de fevereiro, já aplicou um total de 4335 doses de imunizante (primeira dose: 3484; segunda dose: 851). Desde o início do plano de vacinação, os grupos prioritários que receberam a maior parte das vacinas foram os profissionais de saúde e idosos. Em menor número, forças de segurança e salvamento, e pessoas com deficiência também integram o grupo dos vacinados na Terra da Mãe de Deus.
FAIXA ETÁRIA DOS 60 ANOS É A MAIS ATENDIDA
Estatísticas disponibilizadas pelo executivo municipal mostram que 12,96% da população de Tupã já recebeu, ao menos, a primeira dose da vacina. A porcentagem daqueles que já completaram sua imunização, tendo recebido também a segunda dose, atinge os 3,17%. Caso a vacinação siga nesse ritmo, a população será totalmente imunizada em meados de janeiro de 2022.
Os números também mostram em qual grupo prioritário se encontra o maior número das imunizações. Representando 31% dos vacinados em Tupã, a faixa etária dos 60 aos 69 anos responde pela maior fatia de imunizados no município: ao todo, esse grupo recebeu 1377 doses de imunizante, sendo que 1355 foram relativas à primeira dose, e 22 relativas à segunda aplicação.
RITMO DE VACINAÇÃO AUMENTA A PARTIR DE ABRIL
Os dados disponibilizados também mostram um aumento na frequência de vacinação a partir do mês de abril. Entre o final de março e os 5 primeiros dias de abril, o percentual de vacinados com a primeira dose subiu de 6,39% para quase 10,5%.
Segundo números retirados do Acompanhamento Vacinal disponibilizado pelo governo estadual, atualmente a porcentagem de vacinados em Tupã é de 14,6% para primeira dose, e 3,6% em relação à segunda.
VACINAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL
Na esfera estadual, a vacinação já atinge a casa dos 2 milhões de doses aplicadas. Sendo 1 milhão e 900 mil doses relativas à primeira dose, e mais 574 mil e 910 aplicações de segunda dose.
Quanto às porcentagens, 39% dos gaúchos incluídos em algum grupo prioritário receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. Em relação à segunda dose, o número de vacinados atinge os 11,3%.
A vacinação estadual também viu um crescimento na aplicação de doses entre o fim de março e o início de abril (no dia 31 de março, mais de 84 mil gaúchos foram vacinados). Apesar disso, esse ponto máximo de aplicações vem decrescendo nos últimos dias.