A quinta-feira (22) foi de aplicação de segunda dose do imunizante contra covid-19 para os vacinados em 23 e 24 de março na cidade de Tupã. Os pontos de vacinação da Casa da Cultura e do Sindicato Rural viram um movimento contínuo dos idosos que buscavam completar sua imunização, o que revela uma boa adesão.
No momento da entrevista exclusiva ao JM Digital, Andrea Appel informou que a Casa da Cultura já havia vacinado 200 idosos, e o Sindicato Rural havia imunizado outras 100 pessoas. Informações oficiais do executivo municipal revelaram que a expectativa é de que mais de 330 tupanciretanenses tenham completado sua imunização no dia de hoje.
PREVISÃO DE NOVA OFERTA DE SEGUNDA DOSE
Andrea Appel informou que na próxima etapa de vacinação, devem seguir as ofertas de segunda dose para os vacinados nos últimos 30 dias. Assim, os contemplados pela segunda dose na semana que vem devem ser os vacinados nos dias 30 e 31 de março, e 1º de abril. Porém, a Coordenadoria de Vacinação de Tupanciretã aguarda a chegada de doses suficientes para poder oferecer os imunizantes com a garantia de que todos terão vacina à disposição:
DADOS DA VACINAÇÃO NO SISTEMA
Quando em comparação com a vacinação em nível estadual, Tupanciretã apresenta números um pouco abaixo da média. Porém, conforme indicou Andrea, a Terra da Mãe de Deus encontra-se com a vacinação adiantada em relação a muitos municípios gaúchos. A coordenadora de vacinação municipal também explicou que há um atraso entre à aplicação das vacinas e seu registro no sistema estadual:
VACINAÇÃO DE PESSOAS COM COMORBIDADES
Falando sobre os próximos grupos prioritários a serem vacinados, Andrea Appel afirmou que o foco é expandir as faixas etárias de idosos ainda não contemplados (61 e 60 anos). Quanto às pessoas com comorbidades, a equipe de vacinação ainda aguarda as orientações: