Na manhã desta sexta (23), chegou em Porto Alegre carregamento contendo 242 mil doses de imunizantes contra a covid-19. Desse total, 192 mil e 750 doses são da vacina da Oxford/AstraZeneca, e 50 mil e 200 são doses de Coronavac.
A 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (com sede em Cruz Alta e que atende a cidade de Tupanciretã) está orientada a retirar seu montante de imunizantes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos.
Todas as doses de Coronavac serão usadas para aplicação de segunda dose. A ideia é atender até 86% dos idosos gaúchos que receberam a primeira dose no dia 20 de março.
As doses da vacina da Oxford/AstraZeneca, como necessitam de um intervalo maior entre as aplicações da primeira e segunda doses, serão usadas na segunda dose dos vacinados em 24 de janeiro. A expectativa é de completar a imunização de 100% dos vacinados na data.
As doses da Oxford/AstraZeneca também serão utilizadas para ampliar a vacinação dos idosos de 61 anos, com previsão de imunizar 92% desse grupo. Doses extras serão usadas na vacinação de idosos acima dos 65 anos que ainda não tenham sido imunizados.