No final da manhã desta quarta (5), a coordenadora de vacinação municipal prestou esclarecimento em relação às vacinações que vêm ocorrendo em Tupã. O foco da entrevista foi a vacinação contra covid-19, que no dia de hoje passou a contemplar pessoas com comorbidades. Mesmo com a chuvarada que caiu sobre Tupanciretã na primeira parte do dia, Andrea se mostrou satisfeita com o ritmo de vacinação, que segue até às 13h:
- “Hoje abrimos oficialmente a vacinação para pessoas com comorbidades. Em função do tempo chuvoso, o pessoal está vindo mais devagar, mas então vindo. O movimento é tranquilo. Como hoje trabalhamos com um quantitativo de vacinas relativamente pequeno (122 doses), estamos atendendo apenas na Casa da Cultura.”, disse a enfermeira.
COMPROVANTE DE COMORBIDADE
A mudança no grupo de vacinação acabou trazendo dúvidas à comunidade, especialmente relacionadas ao público que está sendo atendido e aos documentos necessários para comprovação da comorbidade:
- “É necessário trazer (cópia de) atestado médico, laudo, exame ou uma receita que comprove a doença. Pedimos que sejam documentos atualizados, as receitas devem ter, no máximo, 6 meses. Não podemos aceitar receitas de um, dois, três anos atrás. Mas há doenças que, se a pessoa tem, não interessa o tempo que passe. Por exemplo, o câncer. Não adianta a pessoa chegar ao local de vacinação com caixas de remédios. Para fins de fiscalização, somos obrigados a ficar com a cópia do documento que comprova a comorbidade.”, disse Andrea.
A enfermeira também destacou a necessidade da comunidade se manter informada sobre as etapas da vacinação contra a covid-19, pois há relatos de pessoas se direcionando aos locais de vacinação em dias errados:
- “Peço que as pessoas acompanhem as notícias, pois estamos sempre trazendo informações. Hoje houve casos de pessoas vindo à Casa da Cultura para receber segunda dose, e mesmo outros indivíduos que pertencem ao grupo que será vacinado amanhã. As pessoas acabam andando à toa.”
O JM Digital vem trazendo conteúdos atualizados em relação à aplicação dos imunizantes em Tupã. A grade de vacinação contra covid-19 para a presente semana pode ser encontrada aqui.
ATRASO NA SEGUNDA DOSE DOS VACINADOS NO INÍCIO DE ABRIL
Outro assunto que vem sendo discutido pelos tupanciretanenses diz respeito às segundas doses dos vacinados pela primeira vez no início de abril. Devido a paralisação da chegada de doses de Coronavac, a aplicação da segunda dose dentro do prazo recomendado de 28 dias acabou não sendo observada. A enfermeira Andrea Appel esclareceu a situação para a comunidade:
- “Estamos aguardando as doses. As informações que temos são as mesmas que são noticiadas na televisão. Muitas vezes, fazemos essas perguntas para a coordenadoria (regional de saúde), que também não consegue uma resposta. Estão faltando doses em todo o país. A orientação é aguardar os carregamentos, pois não sabemos quando poderemos aplicar essas vacinas. Veio um quantitativo muito pequeno, o qual foi distribuído nas grandes cidades e naquelas que estavam com maior tempo de atraso. Realmente, o período de 28 dias (entre a primeira e a segunda dose) era o ideal, mas, infelizmente, quanto a isso não podemos fazer nada. A responsabilidade pelo atraso é do Ministério da Saúde.”, relatou Andrea.
Ao final de sua entrevista, Andrea Appel explicou como está o calendário de vacinação contra a gripe na Capital Estadual da Soja:
- “Continuamos com a vacinação da gripe nas segundas e sextas. Ainda estamos definindo os últimos detalhes junto ao secretário de saúde municipal, mas talvez tenhamos vacinação no próximo sábado. Ainda temos que definir os grupos a serem atendidos, porque muitos idosos se vacinaram contra o coronavírus nos últimos dias e precisam esperar duas semanas para poderem se imunizar contra a gripe.”