No JM Notícia desta terça (25), transmitido ao vivo pelo facebook do JM Digital, a coordenadora de vacinação municipal, Andrea Appel, concedeu entrevista exclusiva para falar do andamento da vacinação contra covid-19 no município. Enquanto a enfermeira prestava esclarecimentos à comunidade, a etapa de vacinação seguia na Casa da Cultura, imunizando com primeira dose os portadores de comorbidades com 18 anos ou mais.
Andrea Appel comemorou a adesão da comunidade na etapa de vacinação de hoje, que atingiu a marca de 317 pessoas vacinadas:
- “O que chamou atenção é que, apesar da faixa etária ser dos 18 anos para cima, a maioria das pessoas que veio se vacinar no dia de hoje (terça, 25) está além da faixa etária dos 20 anos. Dessa forma, estamos conseguindo abranger muitas comorbidades das faixas etárias dos 30, 40, 50 anos. Até mesmo pessoas com 60 anos vieram receber a vacina hoje. Nas últimas vacinações de primeira dose, geralmente sobravam imunizantes. Por isso, estamos bem felizes com a grande procura da vacinação de hoje”, disse.
TUPANCIRETÃ PASSA DAS 6 MIL DOSES APLICADAS
A terça de vacinação também foi simbólica pelos números alcançados pela vacinação municipal. A marca das 6 mil doses aplicadas foi ultrapassada, fazendo com que quase 22% da população de Tupanciretã tenha recebido ao menos a primeira dose de imunizante contra o coronavírus, segundo dado do Monitoramento da Imunização Covid-19, realizado pelo governo estadual.
A enfermeira Andrea festejou a marca, mas destacou que ainda há muito a ser feito:
- “Ainda temos muito trabalho pela frente na questão das segundas doses, que estão em torno de 2 mil aplicações. Estamos felizes, pois avançamos rapidamente na vacinação dos grupos prioritários. Já estamos na faixa etária dos 18 anos para cima. Depois, faremos a vacinação dos professores. Porém, teremos que seguir as prioridades dentro das prioridades: os primeiros a serem vacinados serão os professores do ensino infantil. Depois, quando chegarem novas doses, abriremos novamente a oferta de vacina para as pessoas que ficaram para trás. Só que não podemos ficar esperando a decisão das pessoas. Vacina boa é vacina no braço. Quanto mais gente vacinada, menor a circulação do vírus, o que ajuda até quem não está vacinado”, disse Andrea, revelando os planos da administração municipal para a continuidade do calendário de vacinação contra a covid-19.
VACINAÇÃO DE GESTANTES E PUÉRPERAS
Andrea também prestou esclarecimentos sobre a vacinação de gestantes e puérperas, que havia sido paralisada por orientação do Ministério da Saúde:
- “A vacinação havia sido suspensa pois se tratava da vacina da Oxford/Astrazeneca, mas agora recebemos uma vacina nova, da Pfizer. Essa vacina tem um prazo: depois de descongelada, pode permanecer em nossas geladeiras cerca de 5 dias. Pegamos as doses ontem à tardinha (24) e começamos a usar hoje (25). Então, temos um prazo de uso até sexta-feira (26). Estamos nos organizando para, amanhã (quarta, 26), atender as gestantes e puérperas”, informou.
A enfermeira ainda ressaltou a necessidade de autorização médica para aplicação da vacina nesse grupo prioritário:
- “Atenção: é necessário ter em mãos o pedido médico, que autoriza a vacinação. Sem esse documento, a vacina não será aplicada. Tanto o médico como a equipe de aplicação conversam com essas gestantes e puérperas a respeito da vacina. Ninguém toma a vacina obrigado. Sempre perguntamos se a pessoa quer mesmo se vacinar, se está segura. Mas a vacinação é importante, pois está havendo muita mortalidade entre as gestantes".
EXPECTATIVA DE APLICAÇÃO DE SEGUNDAS DOSES DA VACINA ASTRAZENECA NA PRÓXIMA SEMANA
Andrea Appel também informou que a vacinação contra covid-19 em Tupanciretã deve seguir na semana que vem, com aplicação de segunda dose da vacina da Oxford/Astrazeneca para os vacinados pela primeira vez em 3/3:
- “Agora, começaremos a realizar a segunda dose da vacina da Oxford/Astrazeneca. Peço para que a comunidade fique atenta às datas: muitas pessoas se vacinaram no dia 3/3 e estão com dúvidas pelo fato de que o dia 3/6 será feriado. Peço para que as pessoas busquem a informação a respeito do dia de vacinação nas mídias, pois a data (da segunda dose) não é exatamente aquela que está na carteira (de vacinação). Ainda não definimos a data, pois estamos em processo de organização”
A enfermeira finalizou sua fala ressaltando a necessidade de a comunidade buscar informações seguras sobre as datas do calendário de vacinação - nesse sentido, o JM Digital vem apresentando diversas matérias informando sobre os dias de vacinação e os números de vacinados:
- “Prestem atenção nas informações. Procurem saber a data da aplicação da segunda dose. Guardem bem suas carteiras de vacinação. Quando a data da segunda dose estiver se aproximando, comecem a se informar nas mídias. Já nessa semana, iremos informar a data da etapa de vacinação da semana que vem, que imunizará com segunda dose da vacina da Oxford/Astrazeneca aqueles que foram vacinados no dia 3/3”, disse.