Nesta sexta (28), o Ministério da Saúde publicou nota técnica incluindo os trabalhadores da educação nos grupos que receberão as próximas vacinas a serem enviadas para os estados. O documento fala que, junto das doses que já vêm sendo distribuídas dentro do planejamento, será enviado um quantitativo paralelo, dedicado aos trabalhadores da educação. A partir desse informe, o governador Eduardo Leite anunciou o início da vacinação dos profissionais da educação no RS.
A vacinação dos professores já vinha sendo tentada pelo executivo estadual, inclusive por via judicial. O entendimento é que a vacinação dos profissionais de educação irá garantir segurança para o retorno às aulas presenciais:
Calcula-se que existam cerca de 217 mil gaúchos dentro desse grupo de profissionais. Sendo que 20 mil trabalhadores da educação já foram vacinados por iniciativas municipais. É o caso de Tupanciretã, que iniciou a vacinação dos professores na última quinta-feira (27).
O documento do Ministério da Saúde indica que, dentro do grupo de trabalhadores de educação, profissionais de ensino infantil e pré-escola serão priorizados. Após esse grupo, serão imunizados profissionais do ensino fundamental, médio, profissionalizantes e EJA. Trabalhadores do ensino superior serão o último grupo de profissionais da educação a serem vacinados.