A Secretaria Estadual de Saúde informou no início da noite de ontem (quarta, 9) a previsão de iniciar a vacinação de 537 mil e 350 gaúchos nas próximas semanas. A estimativa leva em consideração 146 mil e 250 doses da vacina Pfizer (que chegaram ao RS na terça (8)), 219 mil e 500 doses da vacina Astrazeneca (recebidas nesta semana), e também outras 171 mil e 600 doses da vacina Janssen (que chegarão ao estado no início da próxima semana).
Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes do estado e municípios, foram definidos os públicos-alvo dessa remessa de mais de meio milhão de vacinas contra a covid-19. Confira abaixo as categorias que receberão os imunizantes:
COORDENADORIAS REGIONAIS RECEBEM VACINAS NESTA SEXTA (11)
Nesta sexta (11), serão enviadas 402 mil doses de imunizantes para as Coordenadorias Regionais de Saúde. Nessa carga estão incluídas 365 mil e 750 doses recebidas nesta semana, e mais 36 mil e 250 doses de vacina Astrazeneca que já estavam em solo gaúcho, mas ficaram reservadas para aplicação de segunda dose.
VACINA JANSSEN
Quarto imunizante contra a covid-19 que chega ao Rio Grande do Sul, a vacina Janssen, produzida pela empresa Johnson & Johnson. Além disso, o imunizante se mostrou eficaz em combater as variantes do coronavírus, incluindo a variante brasileira (de Manaus) e a sul-africana (considerada altamente resistente), conforme estudo publicado na revista científica Nature.
Apesar do lote de vacinas Janssen ter data de vencimento para o dia 27 de junho, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde garantiu que o Rio Grande do Sul tem condições de logística que permitem a utilização dos imunizantes dentro do prazo de validade, uma vez que o transporte das vacinas para as Coordenadorias de Saúde acontece em até 24 horas. O fato da vacina Janssen ser administrada em dose única também agiliza sua aplicação.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Tupanciretã deve receber 255 doses da vacina Janssen.