- “Ficamos felizes. Cada que vez que conseguimos atingir um público maior, a satisfação é enorme. Enquanto houver doses, iremos aplicando. Nosso objetivo é que não sobrem vacina na geladeira. Vacina boa é vacina no braço”, enfatizou Andrea.
A coordenadora ainda explicou como ocorreu a definição das faixas etárias para os dias de vacinação, e também a decisão de ampliar o público-alvo da vacinação desta quinta (17):
- “Chegamos à conclusão que 43 (anos) seria uma boa faixa etária, para que não acontecesse de as pessoas chegarem, madrugarem na fila e não conseguir vacina. Por volta das 10h, vimos que a procura estava sendo pouca e que as pessoas que tinham de vir já tinha vindo. Resolvemos, cautelosamente, baixar a faixa etária para os 41 anos”, explicou.
Durante esta semana de vacinação, a Terra da Mãe atingiu marcas totais expressivas. 8406 pessoas foram imunizadas com primeira dose, e mais 3004 pessoas receberam também a segunda, segundo dados do governo estadual. Número que, inclusive, pode ser até maior:
- “Os dados das vacinações podem demorar 48 horas para entrar no sistema. Então, os dados das vacinações de ontem (quarta, 16) e hoje (quinta, 17), e talvez até de terça (15), ainda não entraram no sistema. Ou seja, ainda mais doses foram aplicadas”, informou Andrea.
A coordenadora também falou sobre a expectativa para novas etapas de vacinação, que deverão contemplar cada vez mais pessoas:
- “Ainda não temos previsão para a semana (que vem), mas já estamos aguardando a chegada de mais doses. Até agora, depois que baixamos o público-alvo para pessoas de 59 anos sem comorbidades, não faltaram doses. Ninguém voltou para casa sem vacina. Esperamos continuar dessa maneira. Porém, com a população de 41 anos para baixo teremos que ter um pouco mais de cautela, pois é um público muito maior, onde a maioria não foi vacinada no grupo das comorbidades. Temos que ir com cuidado para que ninguém fique sem vacina”, disse.
Andrea finalizou sua fala pedindo para a população se manter informada sobre os dias de vacinação e sobre os grupos contemplados em cada etapa:
- “Sempre peço que as pessoas fiquem bem informadas, para não perderem o prazo das segundas doses; para verem as faixas etárias que estamos contemplando; e também para saberem sobre a vacinação da gripe”.