O Rio Grande do Sul recebeu três remessas de vacinas durante esta quinta (24). No início da manhã, 195 mil e 600 doses de Coronavac, e outras 91 mil e 800 doses da vacina Janssen chegaram ao Aeroporto Salgado Filho. Na parte da tarde, foi a vez de 147 mil e 420 doses do imunizante Pfizer pousarem em solo gaúcho.
Os imunizantes seguem em direção aos municípios durante esta sexta (25). A Coordenadoria Regional de Santa Maria (que atende Tupanciretã) deve receber seu quantitativo por via aérea, com chegada prevista para às 12h30min de amanhã.
Segundo dados do governo estadual, a Terra da Mãe de Deus deve receber os seguintes quantitativos:
Das 195 mil doses de Coronavac que chegaram ao RS, 97 mil e 660 serão enviadas aos municípios para aplicação de primeira e segunda dose. O restante ficará reservado junto à Secretaria Estadual de Saúde para garantir a aplicação de segundas doses futuras.
As doses de Janssen e Pfizer serão utilizadas primariamente como primeira dose.
VACINA JANSSEN
O carregamento de 91 mil e 800 doses foi o primeiro quantitativo de vacinas Janssen enviados ao RS. Produzida pela empresa norte-americana Johnson & Johnson, esse imunizante tem o diferencial de precisar de apenas uma dose para que a imunização seja considerada completa.
28 dias depois da aplicação, a vacina Janssen atinge eficácia de até 85% em casos graves da covid-19. A eficácia em casos leves é de 67%.
Confira o quantitativo geral de imunizantes contra o coronavírus recebidos pelo Rio Grande do Sul desde o início da vacinação:
A próxima etapa de vacinação contra a Covid-19 será informada em breve pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).