noticias368 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Vacinação contra Covid-19

Andrea Appel comenta a vacinação contra covid-19 desta quarta (30)

Etapa de vacinação, que iniciou oferecendo doses para pessoas com 40 anos ou mais sem comorbidades, atende até às 17h30 faixa-etária a partir dos 38 anos. Fichas já estão esgotadas

Publicada em 30/06/21 às 17:00h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Andrea Appel comenta a vacinação contra covid-19 desta quarta (30)   Compartilhar a noticia Andrea Appel comenta a vacinação contra covid-19 desta quarta (30)   Compartilhar a noticia Andrea Appel comenta a vacinação contra covid-19 desta quarta (30)

Link da Notícia:

Andrea Appel comenta a vacinação contra covid-19 desta quarta (30)
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)


A vacinação contra covid-19 desta quarta (30), que iniciou vacinando com primeira dose tupanciretanenses de 40 anos ou mais sem comorbidades, chegou a atender pessoas a partir dos 38 anos. 500 doses foram disponibilizadas para esta etapa: 250 de manhã, das 8h às 13h; 250 à tarde, das 13h às 17h30.


Ocorrendo apenas na Casa da Cultura, a vacinação de hoje imunizou com primeira dose 577 pessoas a partir dos 38 anos sem comorbidades.


Na parte da manhã, a vacinação teve todas as fichas esgotadas antes das 9h30, sinalizando uma boa adesão por parte da comunidade. O JM Digital, que esteve na Casa da Cultura ao final da manhã acompanhando as movimentações, entrevistou a coordenadora de imunização municipal, que comemorou os números do primeiro turno de vacinação: 

  • "Estamos muito felizes com o esgotamento das doses. O pessoal acima de 40 anos e também o pessoal de grupos anteriores compareceram para receber a primeira parte de sua imunização”, disse Andrea, sinalizando que, conforme o fluxo de pessoas, a faixa etária para a etapa da tarde poderia ser ampliada. 

 

Situação que, de fato, ocorreu. Antes das 15h, o público-alvo baixou para pessoas a partir dos 39 anos. No momento da redação desta matéria, as fichas da vacinação do turno da tarde já estavam esgotadas. 

 

 

 

 

QUANTIDADE DE VACINAS DISPONÍVEL NO MUNICÍPIO 

 

A falta de doses para finalização da imunização, problema que já aconteceu no município, é motivo de preocupação por parte da comunidade. Questão de ordem federal, uma vez que o Ministério da Saúde é quem disponibiliza as vacinas para os estados, também deixa a Coordenação de Imunização Municipal atenta para garantir que nenhum cidadão fique sem sua segunda dose de vacina. 

 

Andrea Appel explicou os motivos dos atrasos anteriores, e revelou a estratégia para que tal situação não se repita em Tupanciretã: 

  • “Estávamos recebendo grande quantitativo de doses da vacina Astrazeneca, imunizante que rende bastante. Porém, as doses de Astrazeneca que estão chegando agora precisam ser reservadas para a segunda aplicação. Não queremos que aconteça o mesmo que aconteceu em relação à Coronavac. Não queremos que as pessoas venham a disputar a segunda dose na fila, tendo de madrugar, sendo que a segunda dose seria um direito da pessoa”, disse. 

 

A enfermeira também destacou a importância de receber essa segunda aplicação de imunizante: 

  • “Sem a segunda dose, a pessoa não tem a imunidade necessária. Corre o risco pegar a doença e evoluir para a forma grave”. 

 

E informou que a segunda dose da vacina Astrazeneca para os vacinados em início de abril será oferecida na semana que vem: 

  • “Terça-feira da semana que vem (6), na Casa da Cultura das 8h às 12h, estaremos oferecendo a segunda dose de Astrazeneca para quem recebeu a primeira dose até o dia 13 de abril. É muito importante que as pessoas compareçam”.

 

 










Logomarca |Jornal Manchete Tupanciretã Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.