A vacinação contra covid-19 desta quarta (30), que iniciou vacinando com primeira dose tupanciretanenses de 40 anos ou mais sem comorbidades, chegou a atender pessoas a partir dos 38 anos. 500 doses foram disponibilizadas para esta etapa: 250 de manhã, das 8h às 13h; 250 à tarde, das 13h às 17h30.
Ocorrendo apenas na Casa da Cultura, a vacinação de hoje imunizou com primeira dose 577 pessoas a partir dos 38 anos sem comorbidades.
Na parte da manhã, a vacinação teve todas as fichas esgotadas antes das 9h30, sinalizando uma boa adesão por parte da comunidade. O JM Digital, que esteve na Casa da Cultura ao final da manhã acompanhando as movimentações, entrevistou a coordenadora de imunização municipal, que comemorou os números do primeiro turno de vacinação:
Situação que, de fato, ocorreu. Antes das 15h, o público-alvo baixou para pessoas a partir dos 39 anos. No momento da redação desta matéria, as fichas da vacinação do turno da tarde já estavam esgotadas.
QUANTIDADE DE VACINAS DISPONÍVEL NO MUNICÍPIO
A falta de doses para finalização da imunização, problema que já aconteceu no município, é motivo de preocupação por parte da comunidade. Questão de ordem federal, uma vez que o Ministério da Saúde é quem disponibiliza as vacinas para os estados, também deixa a Coordenação de Imunização Municipal atenta para garantir que nenhum cidadão fique sem sua segunda dose de vacina.
Andrea Appel explicou os motivos dos atrasos anteriores, e revelou a estratégia para que tal situação não se repita em Tupanciretã:
A enfermeira também destacou a importância de receber essa segunda aplicação de imunizante:
E informou que a segunda dose da vacina Astrazeneca para os vacinados em início de abril será oferecida na semana que vem: