A meta de vacinar todos os gaúchos adultos com primeira dose de imunizante contra covid-19 até 20 de setembro foi apresentada pelo governo do estado. Porém, cada cidadão deve fazer a sua parte para garantir que a população do Rio Grande do Sul maior de 18 anos esteja parcialmente imunizada para comemorar - sem aglomerações e respeitando os cuidados sanitários preventivos - o Dia do Gaúcho.
Tupanciretã, que atualmente aplicou 9758 primeiras doses, tem um percentual 35,8% da população com ao menos a primeira parte da imunização completa, segundo dados do governo estadual. Apesar disso, existem tupanciretanenses de grupos prioritários contemplados anteriormente que ainda não foram receber a vacina.
Em entrevista ao JM Digital na manhã desta quarta (30), Andrea Appel reforçou a necessidade dessas pessoas se vacinarem:
Quanto mais pessoas forem imunizadas, menor é a probabilidade do vírus se espalhar. Encontrando organismos mais resistentes, o coronavírus não conseguirá se multiplicar facilmente, sendo combatido pelos anticorpos da pessoa vacinada.