A presente semana de vacinação contra a covid-19 em Tupanciretã conta com quatro dias dedicados à conclusão da imunização dos vacinados com imunizante Oxford/Astrazeneca até 12 de maio. Dados do Setor de Imunização Municipal mostram que a etapa desta terça (20) imunizou um total de 446 pessoas: 261 no turno da manhã; 185 à tarde. Até o momento desta matéria, o painel de vacinação do governo do estado indicava que 4264 tupanciretanenses estão com a imunização completa (3679 receberam as duas doses; 585 foram imunizados com dose única).
Amanhã (quarta, 21), será a vez dos imunizados pela primeira vez em 6/5 e 11/5, com a vacina Oxford/Astrazeneca, completarem sua imunização. A vacinação ocorre na Casa da Cultura, em dois turnos (é necessário portar a carteira de vacinação):
IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA DOSE
A segunda dose é imprescindível para que o vacinado adquira o nível máximo de proteção oferecido pela vacina. Além de aumentar a proteção, a dose de reforço também ajuda a prolongar a imunidade recebida através da vacina. Além disso, uma pessoa parcialmente vacinada tem mais chances de transmitir o vírus. Assim, a imunização pela metade também prejudica a imunidade de grupo, facilitando a proliferação do vírus e fazendo com que a pandemia continue por mais tempo. A imunização parcial ainda pode favorecer o surgimento de variantes mais resistentes: uma variante que não sobreviveria no organismo de alguém com a vacinação completa pode resistir aos anticorpos daqueles que tomaram somente a primeira dose.
JÁ TIVE COVID-19, POSSO ME VACINAR?
Segundo a coordenadora de vacinação, Andrea Appel, aqueles que tiveram covid-19 devem esperar 30 dias para receberem o imunizante.
GESTANTES E PUÉRPERAS PODEM RECEBER VACINA CONTRA COVID-19?
Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas atualmente indicadas para os grupos das gestantes e puérperas são a Coronavac e a Pfizer. Assim sendo, as mulheres que se encontrarem nesses grupos devem se dirigir aos pontos de vacinação nos dias em que esses dois imunizantes (Coronavac e Pfizer) estiveram sendo utilizados. Grávidas que tiverem sido vacinadas com primeira dose de Oxford/AstraZeneca devem tomar a segunda dose 45 dias após o parto.
SEGUNDA DOSE SERÁ ANTECIPADA?
Conforme orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose não será mais antecipada. Assim, o intervalo entre as doses continua sendo de doze semanas.
INCLUSÃO DE NOVOS GRUPOS PRIORITÁRIOS
A enfermeira Andrea Appel, coordenadora do Setor de Imunização Municipal, informa que a definição dos grupos prioritários a serem vacinados obedece ao Plano Nacional de Imunização, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, nenhuma alteração ou inclusão pode ser feita, cabendo ao governo federal a decisão dos grupos que devem ser vacinados com prioridade.