Na noite da última terça (24), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que uma terceira dose de vacina contra o coronavírus será aplicada em idosos imunossuprimidos com mais de 70 anos, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses. Cerca de 14 milhões de brasileiros serão contemplados.
A aplicação da dose de reforço inicia em 15 de setembro, para maiores de 80 anos, conforme o ministro da Saúde. Porém, é importante ressaltar que o início das aplicações em Tupanciretã também depende de cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, e do repasse dos imunizantes ao município.
A aplicação de terceira dose busca ampliar a proteção contra o coronavírus, em especial, contra a variante Delta. Países como Israel, Chile, Uruguai, Rússia e Hungria já realizam aplicação da terceira dose. Estados Unidos, Alemanha e França também pretendem adicionar uma nova dose aos seus programas de vacinação.
No Brasil, a vacina Pfizer foi a escolhida para ser aplicada como terceira dose. A definição se deu baseada na capacidade de proteção oferecida pelo imunizante, que utiliza a tecnologia de RNA mensageiro, e também no fato de que mais doses da vacina Pfizer estarão disponíveis no país dentro das próximas semanas.