121 mil 250 doses da vacina Oxford são esperadas em solo gaúcho nesta quinta (16). Esse quantitativo será então somado a doses de Coronavac, e enviado para as Coordenadorias Regionais de Saúde na sexta-feira (17). Todo o montante será destinado para aplicação de segunda dose.
O quantitativo de doses destinadas para cada município ainda depende de cálculo a ser realizado pela equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde.
IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA DOSE
Atualmente, mais de 600 mil gaúchos estão com a segunda dose atrasada, segundo números do Governo do Estado. A segunda dose é imprescindível para que o vacinado adquira o nível máximo de proteção oferecido pela vacina e também tenha imunidade mais prolongada. Essas duas situações acabam diminuindo tanto a taxa de contágio como o número de internações.
Além disso, quem deixa de receber a segunda dose coloca em risco seus familiares, pois uma pessoa parcialmente vacinada tem mais chances de transmitir o vírus. A falta de aplicação da segunda dose também favorece a ocorrência de novas variantes.