A semana de vacinação contra covid-19 está chegando ao fim em Tupanciretã, tendo aplicado segundas doses em imunizados com Coronavac, Pfizer e Oxford; além de primeira dose em adolescentes (a partir dos 14 anos) e dose de reforço em trabalhadores da saúde e imunodeprimidos.
Durante a quarta-feira (20), vacinados com Pfizer até 12/8 e até 26/8 (grupos que incluem também adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades) receberam a segunda dose. No total, 260 pessoas concluíram seu esquema vacinal.
Hoje (quinta, 21) 303 adolescentes a partir dos 14 anos iniciaram sua imunização contra a covid-19. Dados do Vacinômetro do Governo do RS (atualizado às 10h desta quinta (21)), mostram que 798 adolescentes tupanciretanenses já receberam primeira dose.
VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES PELO BRASIL
Além de Tupanciretã, a vacinação da população entre 12 e 18 anos vem sendo adotada em outras cidades brasileiras: em Caxias do Sul, jovens a partir dos 13 anos já podem iniciar sua imunização; João Pessoa, na Paraíba, imuniza pessoas a partir dos 12 anos. Curitiba e Maringá, ambas no Paraná, também são cidades onde jovens recebem a primeira dose de imunizante contra a covid-19.
Além disso, pesquisadores americanos e israelenses publicaram estudo mostrando que a vacina Pfizer é capaz de proteger adolescentes contra formas sintomáticas da covid-19 em até 93% dos casos. A pesquisa, que considera também infecções pela variante Delta, comparou dois grupos de 94.354 adolescentes cada, um formado por vacinados e outro composto de não vacinados.