Organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a 16ª Feira do Livro de Tupanciretã teve sua cerimônia de abertura nesta sexta-feira, 27, às 9hrs.
A primeira fala foi do patrono Belquer Ubirajara da Silva Lopes. Honrado pela homenagem, o escritor deu detalhes da viagem relatada em seu livro “Peregrinando Rumo a Finisterra”, na qual, junto de sua esposa Julieta, caminhou mais de 300km em terras ibéricas, em um percurso de caráter religioso e espiritual no tradicional Caminho de Santiago.
A professora homenageada, Nide Iara Farias Pereira, não pode comparecer ao evento devido à pandemia. Natural de Tupanciretã, tendo adquirido formação em Letras na cidade de Porto Alegre, voltou à cidade natal e é personagem ativa na cena artística do município, tendo atuado também na área da educação e jornalismo. Na cerimônia de abertura, teve seu discurso lido pela presidente do Centro Lítero Cultural José do Patrocínio Maria de Fátima Mardini Frandoloso, que a representou.
Em seu texto, enfatizou a temática da feira - “Livro, uma viagem fantástica” - e a importância da educação e do incentivo à leitura no desenvolvimento do país. Ao final de seu discurso, o poema ‘Esta flor’, de autoria da homenageada e dedicado aos professores, foi declamado por Alia Sayed Rodrigues, a conselheira municipal de Educação.
Após, foi a vez da fala da secretária municipal de Educação Rosani Taschetto Didoné. Fazendo uma linha do tempo de todas as feiras do livro realizadas em Tupanciretã desde 2007, comentou sobre as temáticas e os patronos de cada edição. Ressaltou também a importância da leitura em sala de aula, como estímulo da criatividade e do interesse pela arte, e também como ferramenta para uma melhor qualidade de vida.
A secretária municipal de Esporte, Cultura e Turismo Juliana Schio Balzan deu continuidade aos discursos. Destacou a atuação do prefeito Carlos Augusto Brum de Souza no auxílio à elaboração da feira e a importância de oferecer opções artísticas e literárias para o público infantil mesmo em um período de exceção como a pandemia.
Finalizando a cerimônia, a mensagem do prefeito. Agradecendo aos homenageados, ressaltou a posição de precursor do Centro Lítero Cultural José do Patrocínio na promoção da cena cultural tupanciretanense; também comentando sobre o centenário da Paróquia Mãe de Deus e a integração entre diferentes frentes para a organização dos eventos culturais da cidade, atualmente.
A Feira do Livro de Tupanciretã continua na tarde de hoje, a partir das 14hrs. Os eventos serão transmitidos via internet, com links disponibilizados no facebook do Manchete Digital.
Também compareceram à cerimônia de abertura as seguintes autoridades: o comandante da Brigada Militar no município Tenente Heleno Silva da Costa, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habilitação Cleuci Braz de Souza, o padre Cristiano Quatrin, o secretário municipal de Meio Ambiente Luis Afonso Costa, e Roberto Nunes Casarin, que lançará seu livro “Crônicas de um sonhador”.
Da Redação: Leonardo Reis.