Na tarde dessa quinta-feira, 07/01, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul apresentou o calendário escolar da rede estadual para o ano de 2021. Será adotado o modelo híbrido de ensino, no qual parte das aulas é online, e parte é presencial.
As aulas vão de 8 de março até 21 de dezembro, mas o reinício acontecerá de maneira gradativa. No dia 8, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental - 1° ao 5° ano – voltam às aulas; no dia 11, retornam os alunos dos anos finais do ensino fundamental - 6° ao 9° ano; finalmente, no dia 15, os alunos do ensino médio e técnico regressam aos estudos.
O calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados, enquanto as férias de inverno acontecerão entre os dias 28 de julho e 3 de agosto. Porém, em função da pandemia e eventuais decretos de restrição de atividades que venham a ser sancionados, o calendário poderá sofrer alterações ao longo do ano.
Retorno presencial e prevenção contra a covid-19
Para o ano letivo de 2021, o Rio Grande do Sul realizou um investimento de cerca de 270 milhões de reais para aprendizagem, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção e materiais de desinfecção e contratação de professores, serventes e merendeiras. Somente para a compra de Equipamentos de Proteção Individual foram investidos 15,3 milhões de reais.
As escolas deverão seguir o cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos no ano de 2020 em portaria conjunta publicada pelas secretarias da Saúde e da Educação.
Os alunos terão aulas presenciais de modo revezado: a turma será dividida pela metade, em dois grupos que receberão aulas em dias separados. Assim, sempre haverá um máximo de 50% da turma em aula presencial, diminuindo as aglomerações.
Aulas online: capacitação de professores
Para ampliar o processo de capacitação, iniciado em 2020, será realizada mais uma edição do Letramento Digital. A formação tem o objetivo de preparar os professores para que possam fazer uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais na elaboração e aplicação das aulas.
Em 2021, a realização das aulas remotas continuará pela plataforma Google Sala de Aula. Até o momento, mais de 700 mil estudantes já ativaram as suas contas educacionais. A iniciativa também prevê a distribuição, até o início das aulas, de 50 mil notebooks para os professores regentes de classe e coordenadores pedagógicos.
Professores e alunos ainda terão à disposição ferramentas de incentivo à leitura, além de plataforma voltada para a matemática, a qual será lançada nas próximas semanas.
Abaixo, resumo do calendário escolar da rede estadual previsto para o ano de 2021:
Março
Dia
8 – retorno dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º
ano), por meio do Modelo Híbrido de Ensino, utilizando Plataforma Google for
Education.
Dia 11 – retorno dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) por meio do Modelo Híbrido de Ensino, utilizando Plataforma Google for Education.
Dia 15 – retorno dos estudantes do Ensino Médio e Técnico, por meio do Modelo Híbrido de Ensino, utilizando Plataforma Google for Education.
Julho/agosto
Recesso
escolar de 28 de julho a 3 de agosto.
Dezembro
Encerramento
do ano letivo de 2021.