O Jornal Manchete Digital apresenta a Retrospectiva 2021. Confira os fatos que marcaram o ano na Terra da Mãe de Deus, nas áreas de política, polícia, esportes, variedades, mundo agro, entre outras áreas. Nessa primeira edição, estão os principais acontecimentos do primeiro trimestre de 2021.
COVID-19
Iniciando o ano sob a situação de pandemia em nível mundial, os meses de janeiro, fevereiro e março foram de enfrentamento do coronavírus, que chegava a níveis alarmantes. Em janeiro, a cidade iniciava a vacinação contra covid-19. Porém, o número de casos era crescente, chegando aos 240 em fevereiro, e com o Hospital Brazilina Terra atingindo os 120% de lotação. O que motivou a adoção de lockdown pela Prefeitura Municipal.
Em março, ainda com a adoção dessa restrição, os casos seguiam acima dos 100. Também nesse mês, foi registrado o óbito de pessoa mais jovem pela doença.
Mas também houve notícias boas. Após a adoção do lockdown, o número de pacientes internados no HCBT caiu. Também no mês de março, o Dr. Adonir Câmpara, figura querida e admirada na cidade, venceu a batalha contra o coronavírus e foi recepcionado pela comunidade em seu retorno à Terra da Mãe de Deus.
POLÍTICA
Na área da política, o primeiro destaque do ano aconteceu já em 1/1: a transmissão do cargo da gestão do executivo municipal, onde foram empossados o prefeito Gustavo Terra; e o vice-prefeito Márcio Dias. A gestão foi elogiada em nível estadual pelo pioneirismo na implantação do lockdown no município, tendo, inclusive, agido para mobilizar militares para atuação, situação que não foi concretizada. A ação do executivo atingiu diretamente as internações do HCBT, que apresentaram diminuição.
Ainda em março, ocorreu reunião do governador Eduardo Leite com o prefeito Gustavo Terra e o prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Quatrin, para tratar da situação da estrada Tupã-Júlio.
EDUCAÇÃO
Em relação à educação, o mês de março foi palco do anúncio da escola a ser contemplada pelo modelo cívico-militar: a Escola Tupanciretã.
Também nesse mês, foi anunciado o encerramento das atividades na Escola Hermínio Beck.
POLÍCIA
No campo policial, em janeiro, a Polícia Civil deflagrou a Operação Societas Criminis, que desarticulou quadrilha atuante em Tupanciretã. O primeiro mês de 2021 também foi aquele em que a Polícia Civil da Capital Gaúcha da Soja recebeu a primeira viatura semiblindada de sua história.
Em fevereiro, réu acusado de latrocínio e ocultação de cadáver foi condenado. Crimes foram realizados no Abacatu.
Em março, ocorreu crime de sequestro em Tupanciretã. Felizmente, a vítima foi encontrada com vida.
VARIEDADES
Janeiro também viu o retorno do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) para Tupanciretã.
Em fevereiro, vistoria da Defesa Civil no prédio do Frigorífico revelou risco de desabamento da chaminé da edificação. A área foi interditada.