O dia 25 de julho é um dia especial, pois nesta data é comemorado o Dia do Colono e Motorista, que simboliza a chegada dos primeiros imigrantes ao território gaúcho. A classe foi e continua sendo de suma importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com seus descendentes formando grande parte da população gaúcha, espalhados por diversas regiões e cidades.
A data foi definida em 1924, durante as comemorações do centenário da chegada dos imigrantes alemães. Em 1968, a data comemorativa foi oficializada.
Tudo começou em 1824, com a chegada de imigrantes vindos da Alemanha na região onde hoje está localizada a cidade de São Leopoldo, que foi a primeira cidade brasileira fundada por alemães. Em 1849, foi a vez da região de Santa Cruz do Sul receber cidadãos da Alemanha. A chegada dos imigrantes buscava promover a produção de alimentos sem a utilização da mão de obra escrava e também aumentar a população do Rio Grande do Sul.
Os imigrantes que aqui se estabeleceram receberam incentivo e ferramentas para trabalhar. Por outro lado, muitos traziam conhecimentos nas áreas de ferraria, agricultura, marcenaria. E assim contribuíram para o desenvolvimento da sociedade e da economia gaúcha.
Uma vez adaptados à terra, os colonos começaram a vender a produção de alimentos excedente para o mercado interno, modificando a economia brasileira, que até então era dependente de produtos importados.
Com o passar do tempo e o avançar da tecnologia, a comemoração das imigrações passou a celebrar também o motorista, responsável por transportar a produção alimentícia dos imigrantes aos mais distantes lugares do país.
O papel dos imigrantes na formação do Rio Grande do Sul tem consequências nos tempos atuais. A tradição agrícola trazida por essas pessoas se nota até hoje, nos números expressivos da produção do agro gaúcho e nas comunidades de descendentes de imigrantes que até hoje preservam sua cultura. Feliz Dia do Colono e Motorista!
TODOS CONTRA A DENGUE